Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Manutenção e formação técnica

A capacitação e o desenvolvimento de novas soluções proporcionam novas perspectivas em Sistemas Hidráulicos.

Ao longo das últimas décadas, os projetos de engenharia evoluíram visivelmente. Se compararmos um sistema hidráulico antigo com um atual, é possível observar que a vida útil dos sistemas foi amplamente estendida. A confiabilidade na tecnologia também aumentou, enquanto os custos de manutenção caíram. Ao analisar uma pá-carregadeira das décadas de 1980 e 1990, nota-se que o custo operacional das ferramentas dessa época era muito mais alto do que o das atuais, e a sua funcionalidade foi aprimorada com o tempo. 

Acredito que todos esses avanços decorrem dos esforços em elaborar projetos mais refinados - que reduzem a necessidade de manutenção, ao mesmo tempo em que ajudam a simplificá-la. E esse é um aspecto no qual a Parker concentra sua atenção: caso essa manutenção seja necessária, ela deve ser facilmente realizada. Não adianta incorporar ao sistema um produto que dificulte reparos.

Contudo, não basta facilitar as operações de manutenção, as empresas precisam contar com operadores capacitados. Apesar da redução das falhas de projetos, alguns problemas são recorrentes. E um dos fatores que reduzem a eficiência dos processos é a operação inadequada dos equipamentos, que por sua vez tem origem na falta de cultura hidráulica e na ausência de uma formação consistente nessa área.

A qualidade de um sistema é pensada em diferentes fases, começando na especificação e dimensionamento até chegar à etapa do uso. Não adianta, porém, investir em um projeto excelente se, na aplicação, os operadores não forem qualificados. É aí que novamente entra em pauta a qualidade da operação e da manutenção.

Entre os profissionais, falta a postura proativa de se realizar manutenções preditivas, que evitam o aparecimento dos problemas. Em vez dessa prevenção, o que ocorre mais comumente é a manutenção corretiva, que atua somente na solução das falhas. Então, insisto, é preciso conhecer o sistema, entender para que serve cada mecanismo e qual é sua função. E a educação recebida é decisiva para garantir esse conhecimento. Somente assim os avanços da Engenharia poderão gerar resultados mais efetivos.

Texto de José Antonio de Toledo - Engenheiro sênior de Sistemas Mobil da Parker
 

postado em 19/01/2012


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System