Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Cavitação: um problema que faz a vida da bomba ser reduzida significativamente

Fenômeno físico que ocorre pela evaporação de óleo a baixa pressão, interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais.

É um fenômeno físico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e que consiste na formação de bolhas de vapor no meio fluido. Isso ocorre quando a pressão estática absoluta local cai abaixo da pressão de vapor do líquido e, portanto causa a formação de bolhas de vapor no corpo do líquido, isto é, a evaporação de óleo a baixa pressão na linha de sucção. A cavitação causa graves problemas, pois interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais.

No lado de sucção da bomba, as bolhas se formam por todo o líquido. Isso resulta num grau reduzido de lubrificação e num consequente aumento de desgaste.

Especificação de cavitação

A cavitação é muito prejudicial tanto para a bomba como para o sistema. Por essa razão os fabricantes especificam as limitações dos seus produtos.

Os fabricantes de bombas de deslocamento positivo geralmente especificam a pressão menor que a atmosférica, que deve ocorrer a entrada da bomba para encher o mecanismo de bombeamento. Contudo, as especificações para essas pressões não são dadas em termos da escala de pressão absoluta, mas em termos da escala de pressão do vácuo.

Colapso da cavidade

Conforme essas cavidades são expostas à alta pressão na saída da bomba, as paredes das cavidades se rompem e geram toneladas de força por centímetro quadrado. O desprendimento da energia gerada pelo colapso das cavidades desgasta as superfícies do metal. Se a cavitação continuar, a vida da bomba será bastante reduzida e os cavacos desta migrarão para as outras áreas do sistema, prejudicando os outros componentes.

Indicação de cavitação

A melhor indicação de que a cavitação está ocorrendo é o ruído. O colapso simultâneo das cavidades causa vibrações de alta amplitude e são transmitidas por todo o sistema provocando ruídos estridentes gerados na bomba. Durante a cavitação ocorre também uma diminuição na taxa de fluxo da bomba, porque as câmaras da bomba não ficam completamente cheias de líquido e a pressão do sistema se desequilibra.

Causa da formação da cavitação

As cavidades formam-se no interior do líquido porque o líquido evapora. A evaporação, nesse caso, não é causada por aquecimento, mas ocorre porque o líquido alcançou uma pressão atmosférica absoluta muito baixa.

Causas:

  • Dimensionamento incorreto da tubulação de sucção;
  • Filtro ou linha de sucção obstruídos; Reservatórios "despressurizados";
  • Filtro de ar obstruído ou dimensionamento incorreto;
  • Óleo hidráulico de baixa qualidade;
  • Procedimentos incorretos na partida a frio;
  • Óleo de alta viscosidade;
  • Excessiva rotação da bomba;
  • Conexão de entrada da bomba muito alta em relação ao nível de óleo no reservatório.

Fonte: Apostila Parker de Hidráulica

 

postado em 11/10/2012


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System