Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Válvulas de Retenção – A importância do componente nos sistemas
Usada para permitir a passagem do fluido num determinado sentido e exercer seu bloqueio no sentido oposto, conheça algumas das características desse componente e o que ele pode oferecer.
A Válvula de retenção pode ser considerada uma válvula direcional de uma via pelo fato de só permitir o fluxo em uma direção e bloqueá-lo na direção contrária. Válvulas de retenção grandes e em miniaturas são empregadas em uma série de aplicações hidráulicas onde são responsáveis por:
- Limitar a pressão no circuito ou em parte dele, a um nível pré-selecionado;
- Proteger o sistema, e os diversos equipamentos que o compõe contra sobrecargas.
Aparentemente pequenas quando comparadas a outros componentes hidráulicos, contudo são componentes que servem às funções variadas e importantes.
Uma válvula de retenção consiste basicamente em corpo da válvula, vias de entrada e saída e em um assento móvel que é preso por uma mola de pressão. O assento móvel pode ser um disco ou uma esfera, mas nos sistemas hidráulicos, na maioria das vezes, é uma esfera.
Modo de Funcionamento
O fluxo do fluido segue de modo unidirecional pela válvula. Em função da pressão do sistema na entrada da válvula ser muito alta, a mola que segura o tem a função de impedir o fluxo de retornar no sentido inverso é deslocado para trás permitindo que o fluxo tenha passagem pela válvula. Isso é conhecido como fluxo direcional livre da válvula de retenção.
Se o fluido for impelido a entrar pela via de saída o assento é empurrado contra a sua sede. O fluxo estanca.
Válvula de retenção no circuito
Uma válvula de retenção é uma combinação de válvula direcional e válvula de pressão. Ela permite o fluxo somente em uma direção, por isto é uma válvula unidirecional.
A válvula de retenção é usada comumente em um sistema hidráulico, como válvula de "bypass". Isso permite que o fluxo contorne certos componentes, tais como as reguladoras de vazão que restringem o fluxo na direção contrária. Uma válvula de retenção é também usada para isolar uma seção do sistema ou um componente, tal como um acumulador. Uma válvula de retenção permite evitar que um reservatório descarregue o fluxo de volta à válvula de descarga ou através da bomba.
Um dos modelos de válvulas de retenção que existem permite que haja um fluxo reverso, contudo apenas quando há uma intervenção que “força” o sistema de retenção para que haja liberação do fluxo em ambas as direções. Utilizada bastante em sistemas de prensas hidráulicas essa válvula é do tipo de Retenção Pilotada. Quando há uma pressão aplicada no mecanismo piloto de liberação de fluxo conforme a imagem ilustra o funcionamento.
Outras Utilizações
Uma variedade de válvula que além da função de retenção proporciona também um sistema de segurança são utilizadas em equipamentos de movimentação de cargas (guindastes). O componente proporciona um sistema de segurança para possíveis vazamentos e rompimentos bruscos que possam causar danos graves. Na imagem abaixo podemos perceber a utilização da válvula no cilindro principal do guindaste 50.500 da ING.
Referência: Apostila de Hidráulica Parker e Apostila Noções Elementares de Sistemas Hidráulicos Tecém
postado em 28/09/2012