Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
A utilização do Lubrefil no tratamento do Ar
Conheça o componente que possui a tarefa de dar ao fluido características e condições que não agridam os componentes dos sistemas pneumáticos.
Para um funcionamento adequado nos Sistemas Pneumáticos o Ar precisa estar em condições adequadas para sua utilização.
O beneficiamento do ar comprimido consiste na filtragem, regulagem da pressão e óleo para lubrificação, pois a duração prolongada e funcionamento regular de qualquer componente em um circuito dependem, antes de qualquer coisa, do grau de filtragem, da isenção de umidade, da estabilidade da pressão de alimentação do equipamento e da lubrificação das partes móveis. Assim, a utilização do Lubrefil é indispensável em qualquer tipo de sistema pneumático, do mais simples ao mais complexo.
As unidades compactas de Tratamento de Ar, ou Lubrefil foram concebidas para eficientemente removerem as impurezas do ar, partículas sólidas, água e sujeira provenientes da atmosfera bem como do compressor e, prover uma adequada regulagem de pressão para que os demais produtos pneumáticos tenham uma vida útil maior.
Filtro Regulador e Filtragem de ar
Os Filtros Reguladores são compactos incorporando num mesmo elemento o filtro e o regulador de pressão, desenvolvidos para obter a máxima eliminação de impurezas líquidas e/ou sólidas. Os Reguladores de Pressão mantém a pressão constante independentemente das variações de pressão na entrada. A regulagem se dá por meio de êmbolo balanceado possibilitando regulagens precisas.
Os sistemas pneumáticos por serem sistemas abertos, ou seja, a alimentação aspira ar livre constantemente e o ar após ser utilizado volta para a atmosfera. Este ar, por sua vez, está sujeito à contaminação, umidade e às impurezas procedentes da rede de distribuição. A maioria destas impurezas é retida, mas partículas pequenas ficam suspensas e são arrastadas pelo fluxo de ar comprimido, agindo como abrasivos nas partes móveis dos elementos pneumáticos quando solicitada a sua utilização. A filtragem do ar atua na retenção dessas partículas contaminantes suspensas no ar e diminuir a umidade presente. A filtragem do ar se dá por duas formas distintas: pela ação da força centrífuga e pela passagem do ar através de um elemento filtrante, de nylon sinterizado ou malha de nylon.
Descrição
Alta eficiência na remoção de umidade. Devido ao sistema de defletores, a água e as partículas sólidas contidas no ar comprimido são totalmente separadas. A grande superfície do elemento filtrante garante baixa queda de pressão e aumento de sua vida útil.
Operação
O ar comprimido entra pelo orifício no corpo do filtro e flui através do defletor superior (A) causando uma ação de turbilhonamento no ar comprimido. A umidade e as partículas sólidas contidas no ar são jogadas contra a parede do copo (C) devido a uma ação centrífuga do ar comprimido turbilhonado pelo defletor. Tanto a umidade quanto as partículas sólidas escorrem pela parede do copo devido a força da gravidade. O anteparo (B) assegura que a ação de turbilhonamento ocorra sem que o ar passe diretamente através do elemento filtrante. O defletor inferior (E) separa a umidade e as partículas sólidas depositadas no fundo do copo, evitando assim a reentrada das mesmas no sistema de ar comprimido.
Depois que a umidade e as maiores partículas sólidas foram removidas pelo processo de turbilhonamento, o ar comprimido flui através do elemento filtrante (D) onde as menores partículas são retidas. O ar então retorna para o sistema, deixando a umidade e as partículas sólidas contidas no fundo do copo, que deve ser drenado antes que o nível atinja a altura onde possam retornar para o fluxo de ar. Esta drenagem pode ser executada por um dreno manual (F), o qual é acionado por uma manopla (G) girando no sentido anti-horário, ou por um dreno automático, que libera o líquido assim que ele atinja um nível pré-determinado.
Fonte: Apostila Tecnologia Pneumática Industrial Parker e site Belton
postado em 26/11/2012