Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Modernização de maquinário é prioridade para indústria
Agricultura de precisão é prioridade para os grandes fabricantes de máquinas e equipamentos.
Hoje a agricultura de precisão é prioridade para os grandes fabricantes de máquinas e equipamentos. Carlos Schimidt, especialista de produto da New Holland, explica que a demanda por produtos para a agricultura de precisão começou a se intensificar a partir de 2010. Desde então, a empresa vem trabalhando nesse segmento. Segundo Schimidt o sistema de monitoramento de colheita é um dos itens mais procurados pelos clientes da multinacional.
Uma das grandes novidades da marca são as colheitadeiras da classe TC, com modelos equipados com piloto automático. Ele explica que a empresa oferece treinamentos contínuos para operadores. "Assim, eles conseguem retirar todo o potencial do equipamento", destaca.
Questionado sobre o alto custo das máquinas de ponta para pequenos produtores, Schimidt acrescenta que é um investimento que só traz benefícios e, com o aumento da demanda por essas máquinas, o valor poderá ser reduzido.
A Massey Ferguson também vem investindo na agricultura de precisão. Além do piloto automático, item presente em muitos produtos da marca, uma das novidades que está chamando a atenção dos produtores é o controle de tráfego, que surgiu a partir da necessidade de reduzir a compactação do solo. Por meio do uso dessa tecnologia, há uma melhora na eficiência das máquinas e das condições da superfície do solo pela diminuição da área compactada pela passagem dos equipamentos.
A Massey possui outros equipamentos como o sistema de telemetria, que permite a facilitação do gerenciamento das máquinas por meio da transferência automática de dados do trator para um computador na fazenda. Com esse equipamento é possível fazer um monitoramento detalhado do desempenho e da eficiência operacional da máquina. Niumar Aurélio Dutra, coordenador de marketing da área de soluções em tecnologia avançada da Massey, explica que as novas tecnologias oferecem um aumento no controle de gerenciamento da propriedade.
Dutra destaca que a tendência dos novos equipamentos é a mobilidade. Entre as tecnologias, está o monitoramento das máquinas por tablet ou celular. Com isso, o produtor pode escolher a velocidade do equipamento, entre outros benefícios.
Aplicação de defensivos
De acordo com Eduardo Daher, diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), a agricultura de precisão ajuda a controlar o uso de defensivos, atuando de forma localizada no controle de doenças e pragas.
"A adoção desse método aumenta a economia do produtor e reduz os riscos sobre o meio ambiente", enfatiza Daher. Nesse sistema, a aplicação é realizada somente quando o grau de infestação ficar acima do normal. Para isso, o produtor deverá ter a orientação de um engenheiro agrônomo. O manejo integrado de pragas é uma ferramenta que, segundo o executivo da Andef, deve ser uma prioridade para o produtor.(R.M.)
Fonte: site FolhaWeb – Folha de Londrina
postado em 25/03/2013