Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Produtor capacitado e bem informado

Agenda técnica prevê debates sobre mercados do café, leite e carne, além e discussões sobre as políticas públicas voltadas à agricultura do Paraná.

Trazer ao produtor rural informações, novas tecnologias e debates sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio estão entre as metas ano após ano da ExpoLondrina. Em 2013, na 53ª edição, não é diferente. Pelo menos 13 congressos, encontros e seminários, além de 49 oficinas temáticas na Via Rural Fazendinha, estão agendadas para acontecer no Parque de Exposições Ney Braga, com a expectativa da presença de mais de 10 mil pessoas. Os temas discutidos nos eventos técnicos são bastante variados, abrangendo desde mercados como do café, leite e carne até encontros que envolvem a discussões de políticas públicas voltadas a agricultura do Estado.

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mais uma vez será a entidade que mais trará eventos técnicos para a ExpoLondrina. A estimativa do órgão é a organização de seis eventos de grande porte e todas as oficinas temáticas, que trazem assuntos mais específicos como o manejo de solo para a cafeicultura ou que atraem a atenção de todos os visitantes, como o que ensina como agir em caso de enxames de abelhas (veja o quadro). "Estes são eventos menores, que variam de 10 a 40 pessoas. No caso dessas oficinas, muitas demonstrações práticas são realizadas para o público", explica o gerente regional do Emater, Sérgio Carneiro.

Um dos eventos mais significativos realizados pela entidade este ano é o Encontro de Prefeitos e Lideranças sobre Oportunidades para o Desenvolvimento Rural no Norte do Paraná, agendado para o dia 5 de abril, no Auditório Milton Alcover. A ideia é reunir os secretários de agricultura, prefeitos e diversos representantes de Apucarana, Londrina, Ivaiporã, Maringá e Santo Antônio da Platina para discutir os rumos da agricultura nestes municípios, analisar estratégias e debater propostas para o setor. "Aguardamos também a presença do governador Beto Richa e do secretário da agricultura, Norberto Ortigara. Este encontro é fundamental para encontrarmos as melhores estratégias territoriais e articular os desafios existentes na região", avalia Carneiro.

Na opinião do representante do Emater, os eventos técnicos são de extrema importância para a Expo, já que cada cadeia produtiva pode colocar em pauta o assunto que considera mais importante no ano, explicando uma situação delicada do setor, apresentando novas tecnologias ou mesmo apontando alternativas para sanar uma determinada situação. "É interessante para fomentar cada mercado, nivelar o entendimento de um problema ou conflito e até alertar para possíveis contratempos futuros", relata.

De forma geral, Carneiro não acredita que falte informação ao produtor paranaense para cuidar do seu negócio. Mas ele ressalta que muitas vezes o agricultor recebe novidades de forma dispersa, e não sabe como trabalhar com elas. "Em nosso meio existem informações em abundância, mas algumas vezes elas são tendenciosas. O produtor tem que aprender a filtrar e aproveitar o que é bom para ele", orienta o gerente do Emater.

Fonte: site FolhaWeb

Para acompanhar o cronograma dos eventos confira aqui.

postado em 05/04/2013


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System