Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
PIB de 2013 deverá crescer entre 2,5% e 2,7%
Para especialista, alguns fatores determinam o quadro, como o baixo avanço do crédito e o mercado de trabalho mais apertado.
São Paulo - O coordenador de Economia Aplicada do Ibre/FGV-RJ, Armando Castelar, estima que o PIB deverá crescer neste ano 2,7%, mas pondera que há possibilidade de que esta marca fique um pouco mais baixo e alcance 2,5%. 'Há vários fatores que determinam esse quadro. Um dos riscos é a lenta recuperação dos investimentos e um desempenho abaixo do esperado dos serviços devido ao baixo avanço do crédito e mercado de trabalho apertado', destacou.
Ele espera que o IPCA suba 5,9% neste ano, com alta de 8,9% de serviços. Ele aguarda que as exportações devem crescer 4,7% e as importações avançar 5%. 'Mas se o PIB crescer com maior vigor do que o esperado, essa velocidade das importações devem subir, pois basicamente metade será de produtos intermediários', comentou.
De acordo com Castelar, em função de uma tendência do governo de estimular a economia em 2014, basicamente por questões eleitorais, pode ser que em 2015 a administração federal precise fazer ajustes fiscais, para conter pressões de alta da inflação que poderão surgir no próximo ano com excessos de estímulos da demanda agregada.
Fonte: site FolhaWeb
postado em 29/04/2013