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A importância da Lubrificação nos sistemas pneumáticos

A lubrificação dos componentes pneumáticos tem o objetivo de evitar a deterioração prematura dos mesmos provocada principalmente pelo atrito e pela corrosão contribuindo para um melhor rendimento.

Os sistemas pneumáticos são sistemas abertos: o ar, após ser utilizado, é exaurido para a atmosfera, enquanto que a alimentação aspira ar livre constantemente. Este ar, por sua vez, está sujeito à contaminação, umidade e às impurezas procedentes da rede de distribuição. Após passar por todo o processo de produção, tratamento e distribuição, o ar comprimido, Filtragem, regulagem de pressão, o ar deve sofrer um último condicionamento, antes de ser colocado para trabalhar, a fim de produzir melhores desempenhos.

Os sistemas pneumáticos e seus componentes são constituídos de partes possuidoras de movimentos relativos, estando, portanto, sujeitos a desgastes mútuos e consequentes inutilização. A introdução de certa quantidade de óleo para a lubrificação de todas as partes mecânicas dos componentes pneumáticos. A introdução desse óleo para a lubrificação é indispensável em qualquer tipo de sistema pneumático, do mais simples ao mais complexo.

A lubrificação dos componentes pneumáticos contribuem para o aumento da sua vida útil, redução dos custos de manutenção, redução dos intervalos de reparo e reposição de peças. Para lubrificar os componentes e ferramentas pneumáticas, o método mais utilizado é a dosagem de lubrificante no ar que aciona o sistema. O óleo se transforma em névoa por meio de um pulverizador (venturi) situado na passagem do fluido. Para melhor rendimento no sistema é necessário sempre utilizar o tipo de óleo recomendado pelos fabricantes dos equipamentos pneumáticos.

Lubrificação

Para diminuir os efeitos desgastantes e as forças de atrito, a fim de facilitar os movimentos, os equipamentos devem ser lubrificados convenientemente, por meio do ar comprimido. Lubrificação do ar comprimido é a mescla deste com uma quantidade de óleo lubrificante, utilizada para a lubrificação de partes mecânicas internas móveis que estão em contato direto com o ar.

Esta lubrificação deve ser efetuada de uma forma controlada e adequada, a fim de não causar obstáculos na passagem de ar, problemas nas guarnições, etc.

Além disso, este lubrificante deve chegar a todos os componentes, mesmo que as linhas tenham circuitos sinuosos. Isto é conseguido desde que as partículas de óleo pemaneçam em suspensão no fluxo, ou seja, não se depositem ao longo das paredes da linha.

O meio mais prático de efetuar este tipo de lubrificação é através do lubrificador.

O ar comprimido flui através do lubrificador por dois caminhos. Em baixas vazões, a maior parte do ar flui através do orifício Venturi (B) e a outra parte flui defletindo a membrana de restrição (A) e ao mesmo tempo pressuriza o copo através do assento da esfera da placa inferior. A velocidade do ar que flui através do orifício do Venturi (B) provoca uma depressão no orifício superior (F), que, somada à pressão positiva do copo através do tubo de sucção (E), faz com que o óleo escoe através do conjunto gotejador.

Esse fluxo é controlado através da válvula de regulagem (G) e o óleo goteja através da passagem (I), encontrando o fluxo de ar que passa através do Venturi (B), provocando assim sua pulverização. Quando o fluxo de ar aumenta, a membrana de restrição (A) dificulta a passagem do ar, fazendo com que a maior parte passe pelo orifício do Venturi (B), assegurando assim que a distribuição de óleo aumente linearmente com o aumento da vazão de ar.

O copo pode ser preenchido com óleo sem precisar despressurizar a linha de ar, devido à ação da esfera (C). Quando o bujão de enchimento (H) é retirado, o ar contido no copo escapa para a atmosfera e a esfera (C) veda a passagem de ar para o copo, evitando assim sua pressurização.

Ao recolocar o bujão, uma pequena porção de ar entra no copo e quando este estiver totalmente pressurizado a lubrificação volta ao normal.

O Lubrificador BELTON dispersa óleo, através de processo venturi, dentro do circuito. É dotado de um reservatório e um regulador de volume de óleo. Regulagem por fenda metálica. Com Pressão Máxima de 10,5 kgf/cm², trabalha com temperatura de -10ºC a + 80ºC. Com Vazão de 1750 l/min e óleo tipo: ISO8 ou ISO10.

Conjunto da BELTON para preparação do ar é um equipamento que conta com Filtro de Ar, Regulador de Pressão e Lubrificador, dispositivos importantes para um bom funcionamento de qualquer circuito pneumático. Constituem equipamentos indispensáveis para o correto funcionamento dos sistemas pneumáticos.

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Fonte: Apostila Parker de Eletropneumática e site Belton 

postado em 25/06/2013


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