Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Produtividade da indústria - o segredo está no ar
Nos sistemas pneumáticos industriais a purificação do ar comprimido deve considerar a qualidade do ar, o custo e suporte, assim melhorando a produtividade.
A pneumática é a tecnologia que permite a geração e controle do ar comprimido através da utilização de sistemas e componentes pneumáticos para comandar máquinas e equipamentos. É, mundialmente, uma das tecnologias mais utilizadas para a automação dos processos de manufatura, contribuindo para o aumento da produtividade e lucratividade das indústrias ao redor do mundo.
No entanto, se o ar comprimido não for corretamente tratado, contaminantes na linha de ar podem acarretar retrabalho e paradas não planejadas de produção, comprometendo a produtividade da linha ou processo e até mesmo a qualidade dos produtos finais. Com a elevação da pressão e da temperatura do ar decorrentes do processo de compressão, estes contaminantes se tornam ainda mais prejudiciais.
Ao deixar o compressor e circular pela tubulação, o ar comprimido se resfria, levando o vapor de água misturado ao ar a se condensar, ao acúmulo de água e à oxidação da tubulação. O próprio compressor de ar também libera contaminantes, como por exemplo óleo e partículas metálicas resultantes do desgaste de componentes. A combinação de partículas sólidas com água e óleo pode ocasionar uma série de problemas, entre eles a obstrução de orifícios, travamento de válvulas, desgaste prematuro das vedações, erosão dos componentes pneumáticos, imperfeições em processos de pintura, erros de leitura de instrumentos e finalmente a redução da eficiência e produtividade das máquinas e equipamentos.
Solução definitiva
A função dos filtros é retirar do ar os contaminantes sólidos e o aerosol de óleo. Já o secador de ar é necessário para a eliminar o vapor de água. Para se obter um ar realmente livre de contaminantes, filtros e secadores de ar devem ser especificados de forma correta e sua manutenção preventiva (troca de elementos filtrantes, limpeza do condensador e sistema de drenagem) deve ser frequente.
Ampliando a confiabilidade
A escolha do equipamento ideal de purificação do ar comprimido deve ser feita considerando a qualidade do ar, o custo de manutenção e o suporte oferecido pelo fabricante. Somente desta forma a produtividade de sua linha e a qualidade dos seus produtos ficará realmente garantida.
Confira na OTTO Sistemas as melhores soluções para o Tratamento do Ar para a Indústria.
Fonte: site Parker News
postado em 24/07/2013