Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Insumos e equipamentos para a transformação de PET
Os negócios dos fornecedores de resinas, aditivos, máquinas e periféricos para o processamento de PET cresceram 20.97% em 2012. Para este ano, eles esperam um aumento médio de 28,68%.
Uma sondagem complementar feito pela revista Plástico Industrial junto algumas empresas detectou o bom desempenho no setor de PET nos últimos 12 meses, já que a maioria (74,4%) das companhias entrevistadas afirmou ter tido um crescimento médio de 20,97% em suas vendas nesse período. O restante das empresas (25,60) detectou uma retração de 19,91% em suas atividades.
A clientela das companhias pesquisadas se divide entre aquelas que sopram PET para terceiros em instalações próprias (48,98%), as que realizam sopro in house, ou seja, processam embalagens nas instalações de seus clientes (17,18%), e as que realizam o sopro de PET para o envase de produtos próprios (33,84%).]
Entre os segmentos que mais consomem resinas, aditivos, máquinas e periféricos para o processamento de PET estão higiene e limpeza (22,54%), alimentício (20,81%), bebidas (20,23%), cosmético (19,65%) e farmacêutico (16,76%).
Desses mercados, os mais representativos em termos de faturamento entre as pesquisadas são bebidas, alimentício e higiene e limpeza. Já entre as empresas de bebidas que utilizam as embalagens de PET, a s que mais consomem frascos são as envasadoras de água (30,14%), refrigerantes (30%), sucos (14,43%), isotônicos e energéticos (12,8%), chás e outros (12,63%).
Essas companhias também foram questionadas quanto à sua participação em pesquisas voltadas para redução de peso de frascos de PET e quanto à oferta desse tipo de produto para o mercado. A maioria (41,18%) das entrevistadas disse não desenvolver pesquisas nessa área nem oferecer frascos mais leves; 31,37% das empresas afirmaram que desenvolvem algo nesse sentido e 27,45% optaram por não responder à questão.
As expectativas de negócios para este ano são extremamente positivas. Com exceção de uma única companhia, todas as outras entrevistadas esperam obter um desempenho superior ao apresentado em 2012, com um aumento médio de 28,68% em seus negócios.
Fonte: Revista Plástico Industrial / Jun-2013
postado em 15/07/2013