Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Brasil passa por rearranjo industrial com ênfase em tecnologia

Ministro Fernando Pimentel afirma que a manutenção do PIB tem sido mantida, segundo ele o país passa por um processo de rearranjo e o momento econômico global pode afetar esse processo.

Em rebate as críticas sobre o atual estado e vitalidade da indústria, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o país não está atravessando um processo de desindustrialização, acrescentou ainda que a indústria nacional passa por um rearranjo, passando de um cenário de empresas intensivas em mão de obra e baixo conteúdo tecnológico para uma indústria de capital intensivo e alta conteúdo tecnológico.

O crescimento na indústria com relação ao número de trabalhadores foi muito significativo nos últimos anos, visto que na década entre 2001 e 2011, o número de trabalhadores quase dobrou. Outra referência é a representatividade no PIB (Produto Interno Bruto) nacional que não decresceu. O valor vem sendo mantido numa proporção similar desde o início do século, próximo dos 13%, característica essa que não é diferente em países desenvolvidos.

Segundo o ministro algumas situações decorrentes de circunstâncias conjunturais, como a crise econômica mundial, variação do câmbio, podem causar alguns problemas nesse rearranjo, mas o processo não deve ser confundido com desindustrialização.

A reforma do ICMS também foi defendida por Pimentel, que também citou duas ações voltadas para o segmento industrial, defendeu também medidas que visam estimular a economia para fortalecer o cenário nacional. Das ações que foram citadas, Pimentel destacou o lançamento do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O programa é direcionado para o crescimento e qualificação técnico em setores estratégicos. O programa atua de modo a atender especificidades locais. Outra medida será a revisão da lista de exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC) do Mercosul. Pimentel reforçou a característica de sistema de economia aberta, o “Brasil não é um país protecionista”, disse o ministro.

Fonte: site Valor Econômico

postado em 20/09/2013


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System