Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Vendas de máquinas agrícolas sobem em junho, mas caem 3% no semestre
Apesar de apresentarem alta em junho, as vendas de máquinas agrícolas caíram no primeiro semestre deste ano.
As indústrias venderam às distribuidoras 27.928 tratores e colheitadeiras de janeiro a junho, 3% menos do que em igual período de 2011, segundo estimativas do mercado.
No mês passado, no entanto, o número de unidades comercializadas subiu 3% ante igual mês de 2011, para 5.006 máquinas. O desempenho foi puxado pelos tratores, pois as vendas de colheitadeiras ficaram quase estáveis.
No semestre, ocorreu o oposto. As vendas de colheitadeiras subiram 7%, para 2.328 máquinas, mas a comercialização de tratores caiu 4%, para 25.600 unidades.
O mercado de colheitadeiras refletiu, nos últimos meses, os bons preços dos grãos. Mesmo com alta volatilidade, a soja e o milho mantêm patamares elevados e continuam proporcionando boa remuneração aos produtores.
Além disso, a expectativa de grande produção de soja, frustrada pela seca no Sul, estimulou as encomendas de mais colheitadeiras.
Já a queda na comercialização de tratores reflete a desaceleração das vendas do programa Mais Alimentos. Criado para ampliar a venda de máquinas de menor porte, ele praticamente já preencheu a demanda que existia.
Fonte: site Folha de S. Paulo
postado em 08/10/2013