Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Clima de otimismo nas cooperativas
As cooperativas paranaenses esperam receber em torno de 10 milhões de toneladas no ciclo 2013/14. Safra passada o volume total movimentado foi de 9 milhões de toneladas.
Emerson Nunes, coordenador técnico de culturas anuais da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, está otimista com o plantio da safra, principalmente com a volta das chuvas. Até o final da semana passada, 20% de um total de 640 mil hectares referente à somatória das áreas pertencentes aos cooperados foram semeadas, um avanço de 16% em relação ao mesmo período da safra anterior. Em área total de plantio dos produtores da cooperativa, o crescimento chega a 2% na comparação com o ciclo 2012/13. "Em outubro do ano passado choveu muito, o que atrapalhou o andamento da semeadura na safra de verão passada", observa Nunes.
Por causa do clima favorável, Nunes destaca que o plantio segue dentro do calendário estimado pelos técnicos da cooperativa, o que fará com que os produtores façam a colheita da safra mais cedo no próximo ano. Somente na região de Maringá, 45% da área pertencente à Cocamar já foi semeada, contra 9% em relação ao mesmo período da safra anterior. "O produtor está aproveitando o bom clima para plantar", justifica o especialista da cooperativa.
Para favorecer a antecipação da colheita e dar lugar ao plantio do milho segunda safra, Nunes destaca que 70% da soja que está sendo plantada é de ciclo precoce (120 dias). Ele estima que a colheita deverá começar no início de fevereiro de 2014. O coordenador técnico acrescenta que, além de sementes precoce, os agricultores aumentaram os investimentos neste ano em novas tecnologias, principalmente em adubos mais eficientes.
Mesmo com os investimentos em insumos, a média de produtividade esperada para este ciclo é de 3,2 mil quilos por hectare (53 sacas), mesmo índice registrado na safra 2012/13. Até o momento, 13% da produção de soja da cooperativa já foi comercializada, 17% a menos em comparação ao mesmo período da safra passada.
Boa liquidez
Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), espera também com otimismo os resultados de colheita da safra 2013/14. Além da estimativa de crescimento em produção, os preços em alta da commodity têm aquecido o mercado de soja. Ele acrescenta que a oleaginosa está tendo uma boa liquidez. "As cooperativas estão investindo em novos mercados, principalmente o chinês", completa.
Segundo Turra, só as cooperativas paranaenses esperam receber em torno de 10 milhões de toneladas no ciclo 2013/14. Na safra passada, o volume total movimentado por elas foi de 9 milhões de toneladas. "Com a alta na produção, a tendência é de incremento econômico para todas as instituições", comemora o gerente técnico da Ocepar. (R.M.)
Fonte: site FolhaWeb - Folha de Londrina
postado em 04/11/2013