Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Casa da Indústria fortalece sindicatos empresariais de Londrina
Estrutura reformada pela Fiep e inaugurada nesta terça-feira (19) vai funcionar como sede compartilhada de até sete entidades sindicais que atuam na região.
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, inaugurou nesta terça-feira (19), a Casa da Indústria de Londrina. O local funcionará como uma espécie de condomínio de sindicatos industriais londrinenses, abrigando inicialmente a sede de três entidades filiadas à Fiep. A expectativa é que até sete sindicatos utilizem o espaço nos próximos meses.
Para Campagnolo, a Casa da Indústria dá um novo ânimo aos sindicatos de Londrina e região. “Londrina merecia esta casa, porque alguns sindicatos estavam dispersos, em sedes improvisadas. Precisamos que os sindicatos sejam forte e esta é uma contribuição que a Fiep dá para fortalecer o associativismo na região Norte e no Estado”, disse o presidente da Fiep.
O gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Milton Bueno, explica que estruturas similares já existem nas cidades de Cascavel e Ponta Grossa. O objetivo da Federação ao unir vários sindicatos em um espaço compartilhado é reduzir os custos de manutenção das entidades, além de oferecer melhores condições de gestão. “O objetivo é o fortalecimento sindical, já que além de otimizar seus recursos, esses sindicatos terão a possibilidade de trocas de experiências que vão melhorar sua gestão”, disse.
Inicialmente, a Casa da Indústria de Londrina será utilizada por três sindicatos: Sindpanp (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Norte do Paraná), Sinfor (Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná) e Sinditêxtil (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Londrina). O imóvel onde eles agora estão instalados foi totalmente reformado pela Fiep, que também ficará responsável pelo aluguel. O Sirval (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Londrina) também pode vir a utilizar a sede em breve.
Para o presidente do Sindpanp, Itamar Carlos Ferreira, um dos principais articuladores para a criação da Casa da Indústria em Londrina, a sede compartilhada vai potencializar o trabalho das entidades. “É da maior importância a união desses sindicatos, pois vamos ter maior interatividade. Isso também vai avivar o associativismo nesses segmentos, dando mais visibilidade aos sindicatos diante de nossos associados”, disse Ferreira.
O coordenador regional da Fiep em Londrina, Ary Sudan, também destacou a possibilidade de maior interação entre os sindicatos. “A direção da Fiep entendeu as necessidades dos sindicatos, que aqui vão ter um intercâmbio muito grande, uma maior troca de ideias. Tenho certeza que esses sindicatos vão crescer muito”, afirmou.
Também participaram da inauguração da Casa da Indústria o presidente do Sinfor, Gilmar Machado, o diretor do Sinditêxtil, Hélio Mizokoshi, e o representante do setor de reparação de veículos, Jair Bezerra. Estiveram presentes ainda o presidente do Sindimetal Londrina e vice-presidente da Fiep, Valter Luiz Orsi, o presidente do Sineltepar e diretor da Fiep, Rui Londero Benetti, e o executivo da coordenadoria regional da Fiep, Clovis Coelho.
Fonte: site Agência FIEP
postado em 27/11/2013