Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Como reduzir ruídos em sistemas hidráulicos?
A importância da redução de ruídos em sistemas hidráulicos aumenta gradativamente sua importância
A redução de ruídos em sistemas hidráulicos está se tornando uma questão cada dia mais importante, tanto nas aplicações industriais quanto nas móveis. Qualquer melhoria no sistema capaz de reduzir o nível de ruído tem grande impacto no ruído aparente que a máquina projeta para o ouvido humano.
Tipos de Ruídos
Os ruídos em sistemas hidráulicos podem ser causados pela movimentação de fluidos (principalmente devido às pulsações exercidas pela bomba hidráulica); pela estrutura do conjunto hidráulico, devido a vibrações; ou ainda amplificados, devido às vibrações irradiadas pelo reservatório e também pelo ar.
Assim, todas as técnicas usadas para a redução de ruídos são uma combinação de atenuação das pulsações de pressão, das vibrações mecânicas e das vibrações irradiadas. Isso pode ser obtido tanto por meio do amortecimento quanto pelo isolamento da fonte ou do transmissor do ruído. Por exemplo: pode-se utilizar coxins de borracha para isolar a vibração entre o motor e a base da máquina.
Se todas essas técnicas não forem suficientes para atender as especificações desejadas, o último recurso será enclausurar a unidade hidráulica, isolando-a do ambiente – uma alternativa final consideravelmente custosa.
Ruído gerado por fluidos
Estas ondulações induzem vibrações na tubulação hidráulica, que podem então ser transmitidas para a estrutura da máquina/reservatórios e irradiadas pelo ar. Ruídos também podem ocorrer quando há mudança repentina na energia cinética do fluido, causada por golpe de aríete, choque de descompressão ou fluxo excessivo.
Os supressores e acumuladores hidráulicos da Parker foram projetados para atenuar o ruído causado pelas ondulações de pressão, suavizando a variação de vazão na saída da bomba. Com menor ondulação da pressão, as vibrações induzidas na tubulação são menores e, com isso, o ruído também se reduz.
Vibrações e ruído irradiado
As vibrações geradas na estrutura do conjunto hidráulico são causadas principalmente pela carga excêntrica irradiada ou conduzida através do sistema. Tanto em motores hidráulicos quanto em atuadores ou motores elétricos, estas oscilações causam o movimento de vai-e-vem em uma frequência natural que produz ruído audível.
Quando este ruído conduzido alcança superfícies planas e largas (como reservatórios) este barulho é amplificado e projetado de forma similar ao que acontece com um alto-falante. Os níveis de ruído medidos nestas condições muitas vezes podem superar de 3 até 20 dB(A) o nível sonoro normalmente esperado do conjunto motor e bomba.
Ruído em sistemas hidráulicos móveis
Por funcionar melhor sob velocidades e pressões elevadas, este tipo de atenuador de ruído é o mais recomendado para as aplicações veiculares ou móveis (mobile). Entre em contato com a Parker para obter suporte técnico referente ao dimensionamento desses atenuadores.
Quatro formas de reduzir ruídos
- Procure trabalhar com rotações mais baixas nas bombas. Caso possa reduzir a pressão ou o deslocamento da bomba, isso também irá ajudar.
- Isole as vibrações usando amortecedores como suportes, coxins e abraçadeiras de borracha.
- Dê preferência para tubulações hidráulicas em curvas de 90 e 180 graus, e não mangueiras. Mangueiras dobradas podem amplificar o ruído em até 5 dB(A).
- Utilize supressores, acumuladores ou atenuadores para reduzir os ruídos causados pelas ondulações de pressão induzidas. Em equipamentos móveis, utilize somente atenuadores.
Fonte: site Parker
postado em 19/01/2012