Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Sistema Parker reduz em 43% o consumo de combustível em caminhões
Tecnologia híbrida desenvolvida e destinada a veículos que executam muitas paradas em longos percursos
Após mais de um ano de testes, frotas de veículos que operam nos Estados Unidos anunciaram os bons resultados alcançados por meio da adoção da tecnologia híbrida RunWise®, desenvolvida pela Parker Hannifin. Destinada a veículos que executam muitas paradas em longos percursos, como os caminhões de coleta de lixo, essa solução baseia-se na captação da energia hidráulica proveniente da frenagem para seu posterior aproveitamento como energia de propulsão.
Entre os benefícios observados após a instalação do sistema, destaca-se a redução de 43% no consumo de combustível em comparação aos demais caminhões da categoria movidos totalmente a diesel. Os proprietários também afirmaram ter alcançado 99% de disponibilidade dos veículos no ciclo operacional, o que amplia ainda mais a viabilidade comercial do sistema. Os testes foram realizados em Miami, Hialeah e no condado de Miami-Dade, no sul da Flórida.
“Estamos muito satisfeitos por ver que os resultados que previmos estão sendo validados após mais de um ano de operação”, destaca Jeff Cullman, presidente da Divisão Hidráulica da Parker. “Ao observar os números dessas frotas pioneiras, muitos gestores de frotas têm demonstrado interesse na aquisição da tecnologia RunWise.
Ao concluir que um dos caminhões de sua frota alcançou redução de 50% no consumo de combustível após a instalação do RunWise, a cidade de Miami adquiriu cinco veículos adicionais com a tecnologia desenvolvida pela Parker.
Já o condado de Miami-Dade, que atualmente conta com seis veículos equipados com o RunWise, observou em tais modelos um consumo de 36 galões de combustível por dia, em comparação aos 63 galões utilizados pelos demais veículos da frota.
Diante de tais resultados, outros municípios do Texas, da Carolina do Norte, da Flórida e de Indiana também encomendaram veículos com a tecnologia Parker. Além das economias de combustível e da redução das emissões de carbono, operadores que dirigiram os modelos equipados com essa solução também reportaram ganhos em produtividade.
“O sistema híbrido é mais veloz, ocasiona menos ruídos e não causa nenhum tipo de problema”, declara Scotty Rodgers, condutor de caminhão de Miami. “O caminhão se movimenta com suavidade nas paradas e arrancadas, permitindo concluir o percurso com mais rapidez”, completa.
Os testes também revelaram que a necessidade de manutenção dos freios por parte dos veículos que utilizam essa tecnologia é menor, elevando o ciclo de vida desses componentes em até oito vezes.
Fonte: site Parker
postado em 20/04/2012