Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Bombas Hidráulicas, o Coração do Sistema Hidráulico

Conheça algumas características das bombas hidráulicas, princípio de funcionamento, tipos de engrenagens, componentes.

Dentro dos circuitos hidráulicos podemos dizer que o coração do circuito é a Bomba Hidráulica. Sua função é a de transformar energia mecânica proveniente de um motor de acionamento em energia hidráulica. Responsável por produzir um fluxo capaz de transmitir pressão e habitualmente é classificada por sua capacidade de pressão máxima de operação e pelo deslocamento em litros por minuto com determinada rotação.

A necessidade do conhecimento total dos detalhes de vazão, pressão e outros parâmetros de dimensionamento e funcionamento do circuito determinam o desgaste ou problemas cruciais na bomba.

Existem inúmeros modelos de bombas, tamanhos, formas, tipos e características específicas. Contudo a classificação pode ser feita em duas categorias: Hidrodinâmicas (Deslocamento Não-Positivo) e Hidrostáticas (Deslocamento Positivo).

No segmento Móbil a linha mais utilizada é a de Engrenagem, esse modelo consiste de uma carcaça com orifícios de entrada e saída, de um mecanismo de bombeamento composto normalmente de duas engrenagens. A engrenagem motora é ligada ao eixo do acionador, a outra engrenagem é movimentada pelo encaixe entre ambas. Abaixo a vista explodida de uma bomba hidráulica de engrenagens.

O funcionamento da bomba é dado através do vácuo que é criado na entrada pelos dentes da engrenagem que deixam de estar em contato. O óleo vem do reservatório e é transportado pelo alojamento na câmara formada entre os dentes e as placas laterais e forçado para fora com pressão na medida em que os dentes das engrenagens volta a estar em contato. A pressão aumenta conforme se movimenta pelas laterais da bomba em direção a saída. 

Alguns modelos de engrenagens existentes são basicamente 3, as Helicoidais, de Dentes Retos e em Forma de Espinha de Peixe. Pela facilidade de fabricação as mais comuns são as de Dentes Retos. O modelo de engrenagem é o mais popular entre as bombas hidráulicas, por ser um modelo de construção mais econômico dispõe de modelos com corpo em alumínio e ferro fundido, seguindo as especificações da necessidade.

O funcionamento da bomba está demonstrado na imagem onde pode ser visto o direcionamento do fluido dentro do corpo da bomba, ao lado os modelos de engrenagens existentes. 


Algumas das principais vantagens da bombas:

  • Alta pressão (até 700 bar);
  • Compacta;
  • Alta eficiência volumétrica;
  • Pequena alteração de eficiência devido a alterações de pressão na faixa projetada;
  • Grande flexibilidade de desempenho.

Lembrando que antes da escolha de qualquer tipo de bomba hidráulica é necessário o conhecimento exato dos pontos relevantes de trabalho, pressão, vazão necessária, torque, temperatura e frequência, o investimento em um produto de qualidade pode proporcionar um rendimento maior e a manutenção necessária podem evitar problemas mais graves.

Conheça as linhas de Bombas Hidráulicas que a OTTO dispõe, temos bombas hidráulicas para os Segmentos de:

Máquinas rodoviárias – Pás Carregadeiras, Retro Escavadeiras;

Linha agrícola – Tratores, Colheitadeiras, Colhedeiras de Cana;

Segmento de movimentação de materiais - Guindastes, Empilhadeiras, Poliguindastes, Compactadores de lixo, Basculantes e Auto-Socorros;

Automação Industrial – Unidades Hidráulicas.

Consulte-nos e solicite um orçamento.

 

 

postado em 22/06/2012


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System