Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Abastecimento de diesel no Paraná está prejudicado
Problema vem se agravando e já afeta boa parte dos postos que tem recebido quantidade bem abaixo da necessidade real. O crescimento no consumo tem sido apontado como grande responsável.
Curitiba - As distribuidoras e os postos de combustíveis estão sofrendo com o fornecimento racionado de óleo diesel no Paraná. Nos postos, os estoques estão abaixo do necessário. O principal motivo seria o aumento da demanda pelo combustível em função da boa safra agrícola deste ano.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis-PR), Roberto Fregonese, contou que o problema começou há cerca de uma semana e agora está se agravando mais. Segundo ele, os postos estão recebendo cerca de um terço do produto que teriam necessidade. 'O consumo está sendo maior que a produção de diesel.'
Fregonese destacou que, em 2011, o consumo de diesel no Paraná teve um crescimento de 6,6%. Só no primeiro semestre deste ano, o aumento no consumo do produto foi de 7%. Em função disso, ele acredita que pode ocorrer desabastecimento. Até agora, segundo o sindicalista, ocorreram faltas pontuais do combustível por algumas horas em postos do Paraná.
Segundo ele, isso tudo também pode encarecer o produto. Fregonese disse que na última semana, o diesel já veio cerca de R$ 0,02 mais caro para os postos, mas este valor ainda não foi repassado para o consumidor final.
A Petrobras informou que as entregas de diesel no Paraná estão de acordo com os volumes contratados pelas distribuidoras para o mês de agosto. Segundo a empresa, a demanda do produto está aquecida na região em decorrência do bom desempenho da safra.
A companhia esclareceu ainda que, ao longo do mês, atendeu à solicitação de volumes adicionais e, para tanto, prevê a entrega nos próximos dias de cerca de 40 mil metros cúbicos de diesel, em Paranaguá, além do volume já contratado para entrega na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).
A empresa informou também que espera atingir novo recorde de vendas na região, com 6% de vendas de diesel acima do realizado em agosto do ano passado.
Fonte: FolhaWeb
postado em 24/08/2012