Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Produção industrial do Paraná cai 3,7% em junho
Variação negativa deixa o Paraná com o quarto pior resultado entre 14 estados e com o pior desempenho na região Sul. No acumulado do ano, porém, Paraná tem crescimento.
A produção industrial do Paraná recuou 3,7% no mês de junho, em relação a maio, conforme dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo IBGE. Os números deixaram o estado com o quarto pior desempenho entre 14 estados pesquisados, nesse recorte mensal. O setor da economia paranaense alcançou ainda a pior marca entre os três estados do Sul. O Rio Grande do Sul teve queda de 3,1% e Santa Catarina fechou o mês com redução de 1,4% no índice.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda do Paraná é de 7,5%. Este, porém, é o panorama apresentado por quase todos estados pesquisados, nessa comparação, com exceção do Pará, que foi a única unidade da federação que fez a indústria crescer (0,9%). A pior queda nessa comparação aconteceu no Rio de Janeiro, com encolhimento de 8,6%.
Com a soma dos resultados desde o começo do ano, o Paraná se sobressai como o segundo colocado na produção industrial, com aumento de 3,6%. Apenas Goiás tem resultado melhor, com a marca de 9,2% de crescimento.
A média nacional de junho fechou praticamente estável em relação a maio, com variação positiva de 0,2%. Em compensação o acumulado apresentou queda tanto na comparação com o mesmo mês de 2011 (-5,5%) quanto no acumulado de janeiro até junho (-3,8%).
O estado com melhor desempenho na pesquisa de junho, em relação a maio, foi o Amazonas (5,2%), seguido por Pernambuco (2,2%). Na outra ponta, entre os piores, estão Goiás (-6%) e Rio de Janeiro (-4,3%).
Os dados são da pesquisa Industrial Mensal Produção Física, realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os estados pesquisados são: Amazonas, Pará, Nordeste, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.
Fonte: Gazeta do Povo
postado em 08/08/2012