Notícias e Artigos
Mostrar apenas: notícias | artigos
Safra alcança 165,9 milhões de toneladas e bate recorde
Apesar da estiagem que causou perdas significativas no verão, volume de milho de inverno garante maior produção da história do País.
Este ano, a safra brasileira de grãos deve ser a maior já registrada até hoje. O 11º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o País deve colher 165,92 milhões de toneladas de grãos na safra 2011/12. O volume é 1,9% superior a safra anterior, que totalizou 162,8 milhões de toneladas. As 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total são resultado da safra recorde de milho segunda safra, que compensou as perdas significativas na produção de verão causadas pela estiagem no Sul do País. Somente no Paraná, a safra de grãos de verão sofreu quebra de 4,73 milhões de toneladas.
A Conab estima área cultivada de 50,81 milhões de hectares, um crescimento de também 1,9% em relação a safra 2010/11, quando atingiu de 49,87 milhões de hectares. O milho segunda safra teve um crescimento da área cultivada de 22,9% em todo o País, seguido pela soja, com aumento de 3,4%. Em contrapartida, as culturas de arroz e feijão apresentaram redução de área devido a problemas na comercialização, dificuldades climáticas e aumento no custo de produção.
'Ela (Dilma Rousseff) mostrou uma satisfação muito grande, destacou a pujança do agronegócio brasileiro, comentamos inclusive a criação do conselho do agronegócio que está sempre presente nessa situação ajudando, apontando caminhos, alertando para situações', afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que destacou também a produção nacional de milho. 'A safrinha do milho se tornou safrão. Foi surpreendente e sem dúvida contribuiu de forma decisiva para que elevasse esses números', afirmou. Segundo Ribeiro, o Brasil poderá alcançar ainda este ano o volume histórico de 170 milhões de toneladas.
A engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral), Margorete Demarchi, lembra que o primeiro levantamento da safra, realizado em outubro do ano passado, indicou uma projeção de 159 milhões de toneladas. 'Tivemos uma produção 4% superior a estimativa inicial basicamente em função do alto desempenho do milho de segunda safra', explica.
Dados da Conab mostram um incremento de 71,7% na produção de milho de segunda safra, alcançando 38,56 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidas 22,46 milhões de toneladas. Já a estimativa para a safra total de milho apresenta um crescimento de 26,8%, atingindo 72,78 milhões de toneladas. No Paraná, a produção estimada é de 17,1 milhões de toneladas, sendo 10,5 milhões apenas na segunda safra. Com isso, o Estado deve produzir a maior safrinha de milho desde a década de 70.
No caso da soja, a previsão é de produção de 66,4 milhões de toneladas no Brasil, uma queda de 12% em relação à safra 2010/11 resultante da seca. A produção paranaense da oleaginosa deve totalizar 10,9 milhões de toneladas. No total, o Paraná espera colher 31,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2011/12, sendo 34,2% de soja e 53,6% de milho.
Os preços recordes da soja devem estimular os produtores a ampliar a área cultivada com o grão na safra 2012/13. De acordo com Margorete, a safra de soja no Paraná pode chegar a 15 milhões de toneladas na próxima safra. 'A produção pode ser recorde, mas a área com certeza será a maior da história', comenta. Em relação à previsão de que a próxima safra nacional de grãos alcance a marca de 180 milhões de toneladas, a engenheira agrônoma do Deral comenta que o incremento de 8% em relação a este ano é possível.
IBGE
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) referente ao mês de julho, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projeta uma safra agrícola de 163,3 milhões de toneladas em 2012, com aumento de 2% ante a safra recorde de 2011, de 160,1 milhões. A sétima estimativa da safra nacional é 1,6% maior do que a estimativa de junho, cuja previsão era de 160,7 milhões de toneladas.
Fonte: site Folhaweb
postado em 10/08/2012